quinta-feira, 20 de setembro de 2012

"Simpatia com adrenalina"




Estas são algumas das imagens de um dos eventos que se realizaram em Setembro 2012 na Vila de Riachos (Costa Brava), e que teve como protagonistas o Grupo de Forcados Amadores de Riachos e o Grupo de Forcados Feminino de Benavente.
A simpatia, valentia e garra das quatro raparigas, contagiou os presentes que as aplaudiram com entusiasmo.

Luís Azevedo
Nuno Gameiro a dar primeiras
Nuno Matos
Nádia Pereira
Maria João Marmelo
Sónia Cardoso
Mário Vieira
Joana Raquel


"Ó mãe mas bateram-lhe palmas"






Para ficarem mais por dentro do assunto que vou escrever nada melhor do que lerem primeiro a página cujo título é “Quem és tu”.


- Olá estás bom?
- Sim estou
- Como é o teu nome?
- Chamo-me Alexandre
- Ó Alexandre e tu queres ser Forcado?
- Eu pertenço ao Grupo.
Este (pertenço ao Grupo) foi proferido com o semblante carregado para que eu não ficasse com dúvidas.
O diálogo entre mim e o Alexandre aconteceu no dia 16 de Setembro na Costa Brava, ali na Vila de Riachos.
Encontrei-o empoleirado nas “varolas” porque (segundo ele) naquele ponto mais alto podia apreciar todas as movimentações que estavam a decorrer.
Perguntei-lhe pelos familiares “a quem dei dois dedos de converça” e, a partir desse momento fique com os sentidos divididos entre o que estava a acontecer na arena, os amigos que me iam cumprimentando e claro está naquele rapazinho de 10 anos.
Quando estou nos treinos a minha intuição diz-me para estar atento a promenores e se num dos treinos o Alexandre não me tinha passado desprecebido (no meio das outras crianças) agora depois do que a mãe me contou fique mais intrigado e com curiosidade em ir acompanhando a evolução da sua 'afición'.
A mãe, talvez numa tentativa de demover o filho da função arriscada de ser Forcado, falou-lhe no recente acidente que teve um elemento de um Grupo numa corrida televisionada, mas a resposta do filho talvez não fosse a que queria ouvir.
- Ó mãe mas bateram-lhe palmas.
O nosso amigo Alexandre, juntou-se ao seu Grupo para ouvir com atenção as indicações do Cabo e desde que chegou ao evento até á altura de sair o novilho para curiosos manteve-se sempre com o barrete na mão, largando-o depois para se deliciar em desafiar o animal (lado de fora das “varolas”).





segunda-feira, 17 de setembro de 2012

"Costa Brava"




Foram dois os eventos que assinalaram o 2º aniversário do G.F.A.R..
No dia 15 de Setembro pelas 22h00 realizou-se uma picaria e no dia 16 pelas 17h00, uma demonstração de pegas realizada por alguns dos elementos do G.F.A.R. e pelo Grupo de Forcados Feminino de Benavente, que compareceu desfalcado (só quatro elementos).
Essas quatro jovens, vieram á Vila de Riachos mostrar a alguns "homens" (que muito falam e pouco acertam) a sua coragem, determinação, gosto pela festa brava bem como "perfumaram a Costa Brava" com elegância, simpatia e humildade.
Mais alguns pormenores sobre o que se passou no dia 16 vão ser alvo de uma outra página deste blogue que publicarei oportunamente.
Por agora quero apenas fazer referência às pessoas que discretamente vão ajudando o Grupo com o seu voluntariado, e marcando presença nesses eventos. 

Filipe "não há borlas para ninguem"
Eduardo "primeiro paga-se"
Ricardo "Malhado" agora sim podes aviar
Joaquim Antonio "limpa tambem os "beços" Mário destapa o tacho
GFAR até ao ultimo minuto e até morrer "venha vinho"