quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cidade de Évora - 1889

Foi à cerca de doze anos, que entrei em contacto com o Núcleo de Documentação da Câmara Municipal de Évora.
Por essa altura, já "farto" de encetar diligencias das mais variadas formas (quer em "instituições" ou com pessoas) com a finalidade de ir recolhendo dados sobre o percurso dos Grupos de Forcados de Riachos (e quase sempre sem sucesso)  pensei que era mais uma diligencia minha que iria cair no esquecimento.
Puro engano, pois o responsável por esse Núcleo de Documentação, e os seus colaboradores fizeram a fineza de me enviarem cópia do folheto "1º centenário da Praça de Touros de Évora : 1889-1989", de autoria de José Tello Barradas.
Desse documento, aqui fica alguma informação.
A Praça de Touros de Évora ficou concluída em Maio de 1889 e a sua inauguração teve lugar no dia 19, desse mesmo mês e ano.
A sua construção em alvenaria bastante sólida, constituiu um exemplo na época sendo considerada, durante muitos anos, como uma das melhores do país.
O festejo da inauguração foi assistido por sua Majestade o rei D. Luiz e a sua corte.
Do cartel faziam parte toiros de Paulino Jorge Pereira, visconde de Amoreira da Torre, José Rovisco Paes e Felisberto Mira (de Espanha).
Estiveram presentes os famosos cavaleiros da época, José Bento de Araújo e Fernando de Oliveira,  bem como os bandarilheiros, Roberto da Fonseca, João Calabaça, Filipe Aregon, João Roberto, Silvestre Calabaça, António Amado, e António Augusto e ainda o Grupo de Forcados de Riachos.
Foram lidados doze toiros e houve outras duas corridas nos dias seguintes com o mesmo numero de toiros, e idêntico cartel.
Reza a história que a cidade "vestiu-se" de gala e com solenidade de cunho arquitectónico para receber jubilosamente a corte.
Segundo escritor da época os espectáculos tiveram grande pompa e os artistas estiveram esforçados, havendo grandes actuações de cavaleiros, enormes pares de bandarilhas e rijas pegas dos Forcados de Riachos.    


Sem comentários:

Enviar um comentário