sexta-feira, 23 de novembro de 2012

E se ....



Tenho andado por aqui "dando voltas" ao pensamento com a finalidade de aprofundar certas e determinadas coisas relacionadas com os Grupos de Forcados, e não consigo atingir o porquê.
Sei que não sou entendido na matéria e mesmo lendo algumas publicações não consigo atingir um raciocinio que me faça tirar conclusões lógicas.
Passo a explicar:
Antigamente, (pelo que tenho lido) quando havia algum evento tauromaquico em determinada região o pessoal juntava-se de improviso para pegarem os animais eram chamados "grupos ad hoc" ou seja juntava-se a rapaziada da terra e de terras limitrofes para um fim especifico que era pegarem os toiros desse invento.
Depois apareceram os grupos profissionais que por serem poucos competiam com os "grupos ad hoc" a estes dois sucederam-se os grupos amadores.
Presentemente não existem grupos profissionais e os "ad hoc" só se constituem nas picarias ou largadas de toiros.
Agora vem o que ainda não consegui entender por mais voltas que dê ao "miolo".
Existem Grupos que não querem ou não podem pegar com outros Grupos de Forcados, mas porquê?
Em conversas fortuitas com outras pessoas elas dizem-me que foi criada uma associação de Grupos de Forcados em que os seus associados não podem pegar juntamente com Grupos não associados e que isso foi feito para haver uma distinção entre os Grupos.
Distinção entre Grupos ? mas porquê? até me apetece falar novamente no João Serra que dizia " mas num oficio daqueles não valia a pena ganhar inveja: era um ofício de levar porrada".
Outros dizem-me que existem regras que têm que ser cumpridas e que a associação existe para defender o Forcado.
Há ainda quem diga que existem muitos Grupos e que é necessario eliminar alguns.
Bom, tudo isto me fáz grande confusão mas certamente as pessoas que me deram estas explicações não são as mais entendidas no assunto, por isso fico na mesma.
Mas a ser verdade o que me disseram passo a perguntar o seguinte:
E se os empresarios criassem uma associação e determinassem o seguinte:
Os empresarios das praças demontaveis, só contratam Grupos não filiados na associação.
Os empresários das praças de 3ª categoria só contratam Grupos não filiados na associação.
Os empresários das praças de 2ª categoria só contratam Grupos não filiados na associação.
Ficariam os empresarios das praças de 1ª categoria, (que são para ai umas 8) com todos os Grupos filiados, e acham que haveriam corridas para todos?
Todos sabemos que existem Grupos com mais experiência, com mais condições, com mais história mas não nos podemos esquecer que tudo tem um principio e que é necessario haver "rodagem" para se "limarem arestas" para se cativarem novos aficionados e não menos importante termos consciências que os outros Grupos menos rodados são autenticos "viveiros" de Forcados.
Vou aguardar que alguem entendido me explique na realidade o que se passa para que o meu cerebro não ande a matutar nos "E se" porque "E se" a minha avó tivesse 46 dentes, não era minha avó, era uma motoserra.



 
    

Sem comentários:

Enviar um comentário