segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Cara Linda

Treino- Grupo de Forcados Amadores de Riachos (um curioso)


João Barbosa, tinha o apodo de Cara Linda, e ficou registrado que essa alcunha talvez se devesse a ter um rosto muito redondo e rosado.
Cara Linda foi um famoso forcado que passou pelo Grupo de Riachos em finais do século XIX, era tão famoso que por vezes vinha anunciado como o primeiro forcado Português.
Nasceu em Santarém em 1861.
Teria rumado ao Brasil em Janeiro de 1891, integrando um Grupo de Forcados composto por homens do Ribatejo. Com eles seguiram o cavaleiro Fernando de Oliveira, uma quadrilha de Bandarilheiros e 30 touros dos mais afamados Ganadeiros, Portugueses e Espanhóis.  
Em Abril de 1896 também por lá andou e em 1897, voltou novamente ao Brasil, para não mais regressar a Portugal, porque no dia 18 de Julho desse ano ao fazer uma pega foi colhido com tal violência que faleceu no dia seguinte, realizando-se o funeral no dia 20-Julho-1897, para o cemitério de São Francisco Xavier, conhecido como cemitério Caju, localizado no Bairro Caju, na zona Norte do Rio de Janeiro.
Diz a notícia “deixa em Santarém Portugal, sua terra natal, mãe e irmão".
Continuando as pesquisas vou-me deparar com uma outra notícia de uma corrida de touros realizada no dia 1 de Agosto 1897, também no Brasil, em que nos diz “ nas duas pegas à unha sobressaíram Jacaré (outro forcado que passou pelo Grupo de Riachos, e que darei noticias mais tarde) e o filho do Cara Linda". Agora que recuperei mais alguns dados do Cara Linda, para juntar à Historia do Grupo vou também tentar recuperar alguma coisa do seu descendente.   
  



Sem comentários:

Enviar um comentário