sábado, 26 de novembro de 2016

"Homens destes não têm predadores"













 Em 09-09-2013, entendi eu apresentar à Direção do Grupo de Forcados Amadores de Riachos, uma proposta para que o Sr. Walter Gameiro fosse aceite como sócio honorário do Grupo.
Quanto a mim existiram várias razões para que essa proposta fosse aceite e que foram explicadas quando da entrega do documento ao então cabo Carlos Branco. Proposta aceite e logo resolvi emoldurar uma fotografia do amigo Walter (que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente) e que levei para a Tertúlia onde está exposta. Entendi também levar uma fotografia do meu neto para sugerir a todos os frequentadores da Tertúlia que é a partir de tenra idade que se fazem os toureiros (tal como o amigo Walter) ou em última hipótese ficam aficionados e logo assim não se perdem algumas tradições que os nossos antepassados nos transmitiram.
O amigo Walter Gameiro nascido na Vila de Riachos em 1946 (Casal das Maurícias) foi na década de 1940, “mascote” do Grupo comandado na altura por António Serra Torres. A família do amigo Walter, da parte materna eram os “Duartes”. O seu bisavô foi proprietário de uma Quinta á saída de Riachos para o lado de Torres Novas e que se estendia até ao rio. Essa Quinta foi vendida pelos seus avós maternos, António Duarte, por alcunha (O Riscado) e a sua avó Emília da Conceição Amado que depois rumaram a África.
A família do nosso amigo do lado paterno são os “Gameiros”. Os seus avós Manuel Ferreira Gameiro e Maria Rosa Gameiro eram proprietários de uma loja e uma leitaria no Lugar Novo fazendo esquina com a rua nova (ou principal).
Os país do nosso amigo Walter Gameiro, eram Joaquim Ferreira Gameiro e Conceição Duarte Gameiro, que rumaram a África no ano de 1949.
Seu pai era funcionário dos correios e foi contratado para construir a primeira Central Telefônica Automática em Lourenço Marques, (estudou telecomunicações em Liverpool Inglaterra).
Walter Gameiro, em uma das vindas de seus país a Portugal, acabou por fazer a 4ª classe em Riachos e também o liceu até ao quinto ano.
Depois estudou Eletromecânica e Máquinas no Instituto Industrial de Lourenço Marques, onde também cursou Engenharia Mecânica. Viveu na África do Sul, onde fez o mestrado. Frequentou também a Universidade de Navarra.
No Texas, E.U.A. onde se radicou em 1994, e constituiu família, fez o Doutoramento em Engenharia Mecânica e a partir dessa altura deu cerca de 40 Conferências em Fóruns Internacionais, fez Seminários em Universidades Portuguesas e foi Consultor na famosa cadeia Walmart (Walmart tem 8.500 lojas em 15 países diferentes, com 55 nomes diferentes), é uma das maiores empresas do mundo.
Walter Gameiro praticou cerca de 16 desportos diferentes e muito deles radicais onde chegou a conquistar campeonatos. Publicou dois livros.
A sua paixão pelos touros herdada de família (Riachense) levou-o a ser Forcado no Grupo de Xinavane, em Lourenço Marques, Moçambique.
 Quanto a mim (pessoalmente) e para este Blogue, faz todo o sentido dar a conhecer aos elementos mais novos do grupo (os mais velhos já devem ter estudado a matéria!!!) toda a História dos Grupos de Forcados de Riachos, que (lembrem-se sempre) não é só constituído por aqueles que envergam a Jaqueta mas sim por um conjunto de pessoas (umas mais do que outras) que fazem com que isso aconteça, cada uma à sua maneira.  Esta é a primeira de algumas personagens que entendo ficarem na história desses grupos que foram ao longo dos anos sendo constituídos nessa Vila Ribatejana, que é Riachos.
Walter Gameiro (Riachos)
Walter Gameiro Grupo de Forcados de Xinavane (Moçambique)
Walter Gameiro (Riachos)

Sem comentários:

Enviar um comentário