sábado, 19 de maio de 2018

Garças Rolantes Brogueira











Fui, porque calhou em dia de folga.
 Coisa rara coincidir com eventos do G.F.A.R..
“Por portas travessas” soube que iria haver treino do Grupo. Liguei ao amigo Seixas que me confirmou horário, mas ambos (primeiros a chegar á Quinta de Miranda) tivemos uma surpresa quando da chegada dos primeiros intervenientes na função.
Primeiro comecei por cumprimentar e ser cumprimentado por amigos que já não via há muito tempo. Depois apercebi-me que pelo roncar das motos que se aproximavam que “a coisa não iria ser só entre nós”.
Refletindo sobre o que aconteceu que eu presenciei a ideia foi bem conseguida e até me apetece especular sobre o assunto.
O Clube de Motociclistas da Brogueira “Garças Rolantes” convidou ou teria recebido a visita de um Grupo estrangeiro de motociclistas. Pelos vistos “rolaram” nas suas motos pelo Ribatejo, focados em pontos de interesse turístico. Possivelmente os anfitriões do Clube Motociclista da Brogueira, Freguesia de nascimento de Humberto Delgado (General sem Medo), lembraram-se em boa hora de mostrar a esse grupo de estrangeiros uma singularidade Portuguesa. Sendo o Grupo de Forcados Amadores de Riachos, o único Grupo de Forcados do vasto concelho de Torres Novas, porque não proporcionar-lhes mais esse foco cultural.    
Assim o fizeram.
Pelo que constatei, esse grupo de estrangeiros divertiu-se e até houve um que se disponibilizou (no meio de dezenas) para ter um contacto mais intimo com um animal.
Uma manhã deste dia 19-05-2018, bem passada, com o atual cabo do Grupo de Forcados Amadores de Riachos, Nuno Matos, com atitudes que me caíram bem saindo eu e o amigo Seixas satisfeitos bem como todos os espectadores a avaliar pela alegria e empatia que tiveram com os intervenientes.
Sem rodeios e com a simplicidade que eu aprecio nestes rapazes (que são povo do mais genuíno) com uma história na forcadagem deste País que reconhecem e respeitam mas que não deixam “as divisas subirem-lhes à cabeça" chamaram a pequena Maria (com letra grande) que pegou, um novilho de caras para gáudio dos estrangeiros por tamanha temeridade.




Sem comentários:

Enviar um comentário