sábado, 4 de junho de 2011

Sinto que já valeu a pena

Pelo comentário do nosso amigo (que ainda não conheço) Carlos Amado, na pagina "eu vou pela paz" sinto que já valeu a pena ter iniciado este blogue, até porque não fazia sentido ter estes arquivos "em clausura".
Quando lhes pego (nos arquivos) acabo por ficar com sentimentos contemplativos, saboreando no meu imaginário o que teria sido a vida daqueles homens, antes e depois das toiradas em que participavam.
Perderam-se muitas das historias e mais se vão perder porque continua a não existir o hábito de as deixar registadas.
Algumas das que fui recolhendo (e ainda recolho) pelos vistos e através deste blogue, vão despoletando sentimentos e recordações em alguns Riachenses, o que me leva a ficar satisfeito por ter iniciado este trabalho.
Sem perturbações exteriores, (que infelizmente existem) vou dando o meu melhor, para assim deixar perpetuadas as memorias daqueles que foram protagonistas numa arte que eu aprecio.
Aproveito esta pagina para fazer um apelo, a todos os Riachenses, (e não só) no sentido de recuperarem dos mais idosos, historias que estes se recordem, ou até documentos, fotografias, etc.. (que podem fotocopiar) e entregar depois ao actual "cabo" Carlos Branco, devidamente referenciadas com o nome de quem as recolheu para que assim me sejam entregues.
" Um por todos todos por um"   "Só faz falta quem está"



Para completar esta pagina deixo-vos o cartel, de uma corrida realizada num Domingo, (1 de Julho de 1945).

Praça de Toiros de Torres Novas

8 Touros
Cavaleiro, Simão da Veiga
Espadas, Manolo Ortiz e Augusto Gomes
Forcados de Riachos
Cabo: Serra Torres; João Soares Nunes; Ezequiel Luís; José dos Santos; António Augusto; Miguel da Silva; Damásio Rodrigues; José Amado.
Banda Operária Torrejana.

José da Silva Amado
Luís da Silva Amado
"Esquerda" José Amado "Direita" Damásio Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário