quarta-feira, 29 de junho de 2011

"Abandonei os meus rapazes"

Repartindo os dias de férias, com visitas a Palácios, Museus, Exposições, e idas à praia, entre outros eventos "abandonei" os "meus" rapazes.
Certo é que por acaso, até nem tinham eventos agendados para esse período, o que me deixou mais à vontade para desfrutar desses momentos de lazer.
Acontece porem que durante essas férias me ligaram (tiveram sorte em apanharem o telemóvel ligado) para me comunicarem que em cima do acontecimento tinham sido convidados para uma demonstração de pegas.
Sem os poder acompanhar e por isso fiquei com o "sangue a ferver-me nas veias" limitei-me a desejar-lhes sorte.
Pela manhã do dia seguinte ao do evento, liguei ao "Cabo" Carlos Branco para lhe perguntar como correu o acontecimento.
Tudo tinha corrido bem e também fiquei a saber que as Jaquetas já estavam prontas e em poder do Grupo.
Logo que possa ir ter com a rapaziada para recolher pormenores desse evento aqui os irei deixar registados.
Mas enquanto isso não acontece é tempo de deixar mais um assentamento.
Estar "à estaca" prostrado numa toalha de praia a contar as horas passarem nunca fez o meu feitio por isso, ora passeio pela orla marítima, ou fico sentado num rochedo lendo, escrevendo, ou imaginando as tormentas que os nossos navegadores passaram.
Mas o que ler ?!!
Já nada me satisfaz, (estou a ficar velho) e livros ou revistas para as quais quero virar a minha atenção ou são escassas ou custam os olhos da cara.
Mesmo assim lá consegui correr umas papelarias até encontrar algo que me satisfizesse.
Encontrei a revista Ruedo Ibérico, um numero atrasado de Abril, mas que importava se me iria dar gosto ler e ver as fotografias.
Comprei a revista, e na penúltima pagina deparo-me com uma reportagem da autoria de Sónia Baptista, com o titulo "Ruedos de Sentimento".
Uma fotografia de um Forcado que trazia impressa  em letras "garrafais" o nome de José Timóteo.
Ora este José Timóteo (segundo o artigo) era natural de Faias, concelho do Montijo.
Teria levado uma vida, toda ela ligada à tauromaquia e iniciou-se como Forcado nos Forcados Amadores de Riachos, tendo posteriormente passado pelos Amadores de Lisboa, Amadores de Vila Franca de Xira, acabando por durante muitos anos ser Cabo dos Amadores do Setúbal.
Ainda segundo esse artigo, em 1961 juntamente com Adelino de Carvalho e José Gonçalves rumaram a Madrid para participarem nas filmagens do filme Italiano "Ursus, o filho de Hércules"
José Timóteo, fez a sua despedida enquanto Cabo dos Amadores de Setúbal, numa tarde de Domingo, 6 de Agosto de 1967.
José Timóteo, partiu desta vida, no mês de Março 2011, vitima de doença.
Mais um nome que me chegou, "sem o procurar" e que até agora eu desconhecia que tivesse pertencido a um dos Grupos de Riachos.
Vai ficar arquivado para ser recordado, e a sua fotografia, exposta na tertúlia (se o Cabo assim o entender)               

1 comentário:

  1. Boa noite. Sou a sonia batista. Muito obrigada ao tempo que dedicou a ler-me. Um feliz acaso o qual me deixa muito feliz.

    ResponderEliminar