quinta-feira, 26 de julho de 2018

26












26, de Julho, é para mim um dia especial.
Foi também para algumas pessoas, principalmente para os meus pais, enquanto por cá andaram neste mundo.
Eu, já a caminho dos sessenta, tenho guardado algumas boas recordações destes dias 26 de Julho.
Uma delas foi no ano de 2014, onde o Grupo, pegou em solitário quatro touros numa corrida na Vila de Riachos.
Este dia 26, certamente que ficou também para a história de outras pessoas, umas relembrando, outras registando o acontecimento para memória futura.
Os Forcados Amadores de Riachos, nessa corrida, superiormente comandados por Carlos Branco, tiveram uma boa prestação.   
Fardaram-se os seguintes elementos: Carlos Branco (cabo), Paulo Branco, João Branco, Luís Azevedo, Nuno Alexandre, Mário Coelho, Mário Vieira, João Ferreira, Correia, João Brogueira, Joel Santos, André Rito, Bruno, Fausto, Alexandre Ferreira, João Inverno, Pedro Abelho, Vasco Serrão, Nuno matos.
 Para as cortesias entraram em praça: Carlos Branco (cabo) Paulo Branco, João Branco, Luís Azevedo, Nuno Alexandre, Mário Coelho, Mário Vieira e João Ferreira.
Os forcados da cara para as quatro pegas foram: Luís Azevedo, João Paulo, Carlos Branco (cabo) e Nuno Matos
Esse dia não foi menos especial para outras pessoas tal como para Francisco Pescador de Matos “Paco Velásquez”, o matador de Touros que tirou a alternativa em Março de 2014, no México, sendo a sua estreia em Portugal na terra que o viu nascer.
Consultando os meus arquivos vou reparar que entre 1884 e a década de 1960, só tenho conhecimento de uma corrida em 26 de Julho e essa aconteceu na Povoa do Varzim em 1953.
Nessa corrida para além dos Cavaleiros atuaram também Matadores de Touros que foram: Manuel dos Santos e César Giron
O Grupo de Forcados foi o de Riachos na altura comandado por Manuel Faia
Para o Grupo de Forcados de Riachos, que venham mais dias 26 de Julho e eu que os veja.

Sem comentários:

Enviar um comentário