sábado, 26 de março de 2016

Não basta dirigir-se ao rio com a intenção de pescar peixes; é preciso levar também a rede.





"O Xavier"


Este provérbio Chinês, pode ter muitos significados, depende da interpretação de cada um.
(Não sirvo de exemplo para ninguém) mas tal como todos os mortais tenho o direito em ter a minha opinião própria, a errar e de, até ser inconveniente perante as pessoas e instituições que me são queridas. ("Estamos tão familiarizados com a hipocrisia que a sinceridade de alguém nos vai parece um sarcasmo.")
Vem isto a propósito do “Xavier”.
O “Xavier” é o apodo com que resolvi denominar a cabeça de um touro embalsamada que me foi oferecida por um antigo elemento de um dos Grupos de Forcados formados na Vila de Riachos.
Esse elemento, que muito estimo foi o precursor da minha reentrada no mundo dos touros, mais concretamente no da “Forcadagem” da Vila de Riachos.
O “Xavier” tem uma lápide que mandei elaborar (porque foi oferecido à instituição) com o meu nome e (porque achei bem) com o nome de quem me o ofereceu. Assim o entendi para que ambos,  ficássemos a aparecer na história do Grupo, com a recomendação de que se por qualquer motivo o Grupo se extinguisse o “Xavier” fosse entregue ao Museu Agrícola de Riachos, para figurar e compor uma qualquer sala que se venha a equipar com a vasta história dos Forcados de Riachos, e não acabar em uma adega qualquer.
Outros itens, como a fotografia do nosso sócio honorário (benemérito) “sei do que falo” deveriam ter o mesmo destino e vão ter certamente.
Sempre acreditei nessa rapaziada embora o meu perfeccionismo me leve a querer que as coisas não vão ser assim tão lineares pois tenho ouvido muitas diretrizes mas atitudes tardas.
Acontece também, que fiquei embevecido, pois houve alguém que (me disse) e desde já agradeço, que o “Xavier” já foi aplicado. (Vale mais tarde do que nunca.)
A rapaziada está em crescendo, eu pouco ou nada tenho participado em termos laborais, mas dou o contributo que me é possível em outras vertentes que não são perceptíveis aos mais distraídos e sei que outras pessoas o estão e continuam a fazer, com pequenos e singelos gestos e às quais desde já agradeço, em meu nome e em nome de todos os que pertencem ou pertenceram ( já não estão entre nós) a essa grande e vasta família que são os Grupos de Forcados de Riachos.   
(Por nós e por todos aqueles que por cá passaram) venha vinho…         
            

Sem comentários:

Enviar um comentário