sábado, 27 de agosto de 2011

Aí........! tá o toiro

Esta expressão por vezes é utilizada pelo Forcado da cara para "indicar" que o toiro está com ele, (quer dizer que o toiro está fixo no Forcado e não a raspar no chão ou virado para tábuas).
Hoje ao comprar o Jornal "O Riachense" o meu coração encheu-se de orgulho e de mais uma serie de sentimentos que só a mim me dizem respeito.
Sei que está na hora de "arrumar as botas" em relação á pesquisa que tenho feito em relação ao historial dos Grupos que se foram formando ao longo dos anos naquela Vila Ribatejana, (até porque nem sou de lá).
Digo "arrumar as botas" mas só depois de escrever mais um capitulo sobra a história deste novel Grupo que está agora a fazer um ano da a sua formação (o do Carlos Branco)., até porque a minha pesquisa ao longo de todos estes anos me tem trazido novos desenvolvimentos.
O Grupo de Carlos Branco, embora até ao momento ainda não tenha inaugurado as jaquetas têm como data de referencia da sua constituição o 28 de Agosto de 2010., (é polémico).
Vem isto tudo a propósito porque que li hoje no jornal "O Riachense" um titulo que nos nos diz "Forcados juvenis de Riachos estreiam-se nas lides".                                                                                              Pelo que li, vejo que o Grupo agora iniciado por Carlos Branco, veio despoletar o que estava adormecido naquelas gentes e que uma das tradições que estava em vias de extinção começa agora a florescer pela mão de alguém.
Ainda bem que assim é.
No entanto também espero que se faça justiça a estes jovens, por "alguém habilitado" que consiga deixa-los registados na história dos Grupos de Forcados de Riachos.
Ao ler o nome destes jovens reparo que o nome de Fetal está associado pelo menos a dois deles e também os nomes de Simões ou Santana, ao que julgo saber pertencem a famílias daquela Vila.
Assim sendo fico de consciência tranquila e agradado porque alguém pegou no trabalho (pesquisa) que tenho feito desde 1995 e que agora lhe está a dar seguimento.
Pelo que li e que a seguir deixo impresso nesta pagina este Grupo de Forcados Juvenis do Futuro de Riachos fez a sua estreia a 7 de Agosto em Toucinhos (Ourem) num festival taurino presenciado por cerca de um milhar de pessoas.
Pedro Abelho pegou uma vaca à primeira tentativa e Fernando Pedro fetal pegou um bezerro igualmente à primeira tentativa. Como nos diz a noticia o Grupo fez ainda demonstração de cernelhas, sendo muito aplaudido.
Estão de parabéns estes jovens, que pela mão de alguém estão a manter e dar seguimento a uma tradição que quase ia "morrendo" naquela Vila outrora muito aficionada em especial aos Grupos de Forcados.
Como disse no inicio e sem que isso me traga incomodo (muito pelo contrario) fico contente por alguém da Vila de Riachos dar continuidade ao meu trabalho de pesquisa e deixe impresso o nome destes jovens numa pagina da historia daquela localidade porque afinal eu nem sou de lá e nem tenho afectividades que me liguem aquela Vila.
Vão em frente com coragem e que alguém os deixe registados para memoria futura. 
     

   
   
 




 

Sem comentários:

Enviar um comentário