quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Um toiro para curiosos

Esta tradição caiu completamente em desuso, nas toiradas Portuguesas.
Depois da lide dos artistas este ultimo touro destinava-se a quem tivesse coragem de o enfrentar, quer por simples divertimento quer para dar a conhecer os seus atributos como "toureiro" na esperança de que alguém o encaminha-se para tal função.
Já passaram cerca de quarenta anos desde que vi pela ultima vez sair para a arena um toiro para curiosos e isso aconteceu na Praça de Toiros de Tomar.
Mais algumas curiosidades aqui posso deixar referenciadas.
Na Praça de touros de Abiul, (em outros tempos) a receita dos espectáculos não era feita através da vulgar venda de bilhetes, mas sim de um peditório feito durante as lides dos artistas onde poderiam ser entregues, alem de dinheiro, (evidentemente) alguns géneros alimentícios como ovos, chouriço, feijão, entre outros produtos.
Tudo ou quase tudo servia como forma de pagamento, daí a modéstia da maioria dos cartéis ali apresentados.
Na cidade de Abrantes existiu uma praça de touros e a sua inauguração foi a 8 de Julho de 1900.
Feita em alvenaria tinha capacidade para 3500 espectadores, e uma curiosidade sobre este evento reside em que na véspera da inauguração foi distribuído um bodo aos pobres. 
Manuel Rocha, um Campino de Riachos que só conheceu um patrão, o Ganadeiro Golganense Frederico Bonacho.
A Manuel Rocha uma vez um toiro meteu-lhe uma haste por debaixo dos queixos e rasgou-lhe a cara até à orelha. Já contava com uma certa idade e esteve 6 meses de cama, depois continuou a sua vida profissional, até falecer no dia 22 de Setembro de 1946.
Na vila da Golegã ainda existe a chamada porta grande que pertenceu à praça de touros que existiu em Torres Novas, continua a desempenhar a sua função mas desta vez de entrada e saída de um barracão agrícola. 
Para curiosos também posso informar que se vai realizar no próximo dia 14 de Agosto 2011 uma garraiada na Vila de Riachos que como nos informa o cartaz vai ter lugar junto à Estação de Caminhos de Ferro.

1 comentário:

  1. Bem giro esses pormenores que se perderam no tempo...levei pro grupo ribatejo

    ResponderEliminar