sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A Fenomenal

A Fenomenal - Tertúlia Tauromáquica do Entroncamento, foi fundada a 23 de Fevereiro de 2011.

Porque sou do Entroncamento e aficionado à festa brava, quero aqui deixar uns apontamentos elucidativos como outrora para os festejos taurinos que se realizavam aqui pela região não só os artistas de fora eram convidados.
Os organizadores desses eventos "empresários" tinham a preocupação de "acarinhar" quem nas redondezas já era ou andava empenhado em tornar-se Toureiro ou Forcado.
Pelos vistos eram aficionados com letra grande daqueles para quem o lucro pouco contava, ou inteligentes como a seguir iremos ver.
Pelo que analisei existia a preocupação em introduzir nos cartéis elementos quer do Entroncamento, Golegã, Riachos, Torres Novas e de outras terras limítrofes.
Apesar de serem espectáculos de pouca monta ou de importância relativa existia a preocupação de colocar toureiros consagrados a tourearem com os menos conhecidos dando assim (penso eu) um espectáculo variado onde possivelmente haveria uma maior entrega dos menos conhecidos afim de se afirmarem no meio taurino.
Quase todas as terras em redor da Praça de Touros de Vila  Nova da Barquinha, tinham um toureiro ou aspirante a toureiro incluído no cartel.
Bom, com os transportes ferroviários assegurados, (existiam comboios especiais para esses eventos) devidamente referenciados nos cartazes, penso que era sempre garantia de casa cheia.
Mas não só na praça de Vila Nova da Barquinha se faziam espectáculos, Torres Novas, Riachos, Golegã, Entroncamento, também eram palco de alguns eventos.
Por exemplo no dia 6 de Julho de 1947, em Torres Novas o cartel incluía 3 Bandarilheiros do Entroncamento, Mário Freire, João A. P. Malaquias, e Bandeja.
Em 17 de Junho de 1949, na Praça de Toiros da Barquinha dois Bandarilheiros do Entroncamento Manuel Silva e Francisco Fanico eram dois os Grupos de Forcados um do Ribatejo e outro do Entroncamento.
O do Entroncamento era comandado por Augusto Martins dos Reis e os restantes elementos eram: António Gervásio André, Francisco Rodrigues, Francisco Fidalgo, Virgílio Macedo, José Filipe das Neves, Lúcio dos Santos e José Carvalho.
Em 19 de Junho de 1955, três Espadas Amadores do Entroncamento Mário Araújo, Laureano dos Santos e Joaquim Vicente, havia um Bandarilheiro que era Manuel Vicente e o Grupo de Forcados era de Riachos comandado por João Serra.
Em 17 de Julho de 1955 dois Espadas, Laureano dos Santos e Mário Araújo o Grupo de Forcados era de Riachos comandado por Albano Coelho.
Em 20 de Julho mas de 1958, fazia-se uma referencia a Laureano dos Santos do Entroncamento, um jovem toureiro já conhecido da aficion pela sua valentia e elegante maneira de bandarilhar.
O Grupo de Forcados era constituído por elementos de Riachos, Golegã e Entroncamento.


Fundado
23 de Fevereiro de 2011
Local
Sobre
Tauromaquia, Gastronomia e Enologia

Descrição da empresa
Tertúlia Tauromáquica do Entroncamento
Descrição
Num momento em que a festa tanto precisa dos seus aficionados, um grupo de amigos reuniu-se com a intenção de promover o que a festa tem de melhor. Daí surge “A Fenomenal”, com a missão de fomentar o espírito taurino na população, dando a conhecer ainda melhor esta Arte, Património Cultural Nacional. Além disso, a Tertúlia tem a ambição de estimular o espírito do associativismo, respeitando sempre e acima de tudo, os valores da amizade, cooperação e solidariedade que são a base desta organização.
Missão
“Uma tertúlia Fenomenal…em nome da Festa Brava em Portugal”

E-mail
afenomenal@afenomenal.com
Telefone
Site


























Sem comentários:

Enviar um comentário