quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"A todo o vapor"

Desde 1995, altura em que me convidaram para assistir a um treino do Grupo de Forcados Amadores de Riachos, que tenho andado a meditar sobre o que aconteceu naquela Vila Ribatejana, para que não dessem seguimento a uma tradição profundamente enraizada na cultura daquelas gentes.
Certamente, algo se passou para que a partir da década de 1940, "a coisa" começasse a enfraquecer até cerca da década de 1960, possivelmente o ano em que se extinguiu.
Em 1995, com o ressurgimento de um novo Grupo, mais a promoção que foi feita a esse colectivo de homens, sempre pensei que "a coisa" pegasse., mas não foi o caso, porque em 1998, tudo se findou.
Tenho o meu trabalho de casa feito, de onde retirei as minhas próprias conclusões, que valem o que valem e não é necessário falar mais no assunto.
Certamente a partir do ano de 2009, a ideia de um novo ressurgimento já se andava a construir no intelecto de um antigo Forcado do Grupo de 1995, (Carlos Branco) e dos "seus companheiros de lide".
Essa forma de pensar começou a dar frutos no ano de 2010, com a colaboração de outros elementos do Grupo de 1995, amigos e simpatizantes, onde se conseguiu juntar um número considerável de elementos e se procederam a alguns treinos e eventos para se angariarem fundos para o Grupo.
Presentemente neste ano de 2011, as coisas têm vindo a evoluir de forma favorável pese embora o facto de a temporada estar a acabar e ainda não terem existido convites para que estreassem as jaquetas.
Do mal o menos, pois entendo e tenho a ambição que essa estreia seja feita com pompa e circunstância  na terra de origem do Grupo, relembrando homens e tempos passados e se possível com homenagens a titulo póstumo daqueles que levaram o nome daquela terra aos mais diversos locais do País, alem fronteiras e fizeram "correr alguma tinta" em jornais, revistas e livros da especialidade.
Agora, é necessário não se perder a embalagem beneficiando do impulso dado quer pelo Grupo que se começou a formar em 2010 (o comandado por Carlos Branco) quer pela mais recente geração que está a despontar e que dá pelo nome de Grupo de Forcados Juvenis de Riachos, comandado por Fernando Fetal.
Neste mês de Setembro o "Grupo comandado por Carlos Branco", participou em mais uma demonstração de pegas, e vai fazer uma festa campera de que darei conhecimento oportunamente.
Agora quero fazer referência, a Vilar dos Prazeres (Concelho de Ourém) onde domingo, 25 de Setembro, 2011, vai ter lugar uma Vacada com (4) quatro reses onde na primeira parte vai tourear o Golganense "Serranito" que lidará as reses "em pontas" e onde actuarão os Futuros Forcados de Riachos dirigidos por Fernando Fetal (assim diz o cartaz).
Para a segunda parte sairão (3) três reses à vara larga para curiosos.
Estão de parabéns as gentes de Riachos que "A todo o vapor" ressuscitam novamente para que mais uma das tradições daquela Vila Ribatejana não se perca e que é a da Forcadagem.
Lamentavelmente e para meu desgosto, entendo que as duas coisas se deviam entrelaçar, pois os dois eventos são realizados no mesmo dia e os mais velhos deveriam assistir e apoiar os mais novos e por sua vez os mais novos deveriam participar no evento dos mais velhos (ou vice versa)  porque afinal de contas todos "torcem" pela Vila de Riachos e pelas suas tradições. 
Papel importante têm a comunicação social nomeadamente a do Jornal "O Riachense" na divulgação destes eventos.
Tal como os Grupos de Forcados da Vila de Riachos também este jornal oscilou entre "o aparecer e o desaparecer" tendo a sua primeira série surgido a 1 de Janeiro de 1908, quase tão antiga como Os Forcados de Riachos.
Sorte para os rapazes que vão pegar no domingo, e um bom convívio para a festa campera.

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário