sexta-feira, 17 de julho de 2015

Eventos




Foi a 19 de Junho de 2015, que aconteceu a cerimônia de adesão ao portal associativo onde dias antes tinham decorrido formações para cedência do espaço Internete “Acontece” elaborado pela autarquia de Torres Novas.
Estive presente na formação para a introdução de conteúdos bem como na cerimônia de adesão. Tudo isto em representação do Grupo de Forcados Amadores de Riachos.
Esta incumbência foi-me solicitada pelo cabo do G.F.A.R. (missão cumprida com sucesso) e um agradecimento especial à minha filha Sara Dinah. Ela sabe do que falo e o cabo já teve o reconhecimento para com ela. Obrigado Carlos Branco.
Destaco aqui a simplicidade da vereadora do pelouro da cultura da Câmara Municipal de Torres Novas, Dnª  Elvira Sequeira, que antes da cerimônia e sem protagonismos veio cumprimentar pessoalmente todos os presentes. Não conhecia a senhora porque até nem pertenço a esse concelho mas não me passou despercebida essa atitude. 



A 16 de Julho 2015, aconteceu a cerimônia de apresentação da corrida de touros que se irá realizar no dia 26 de Julho 2015, na Vila de Riachos. Para mim será um acontecimento misto, com dois sentimentos (o da tristeza e o da alegria) pois a despedida de uma pessoa (cabo do Grupo) que iniciou (com os seus pares) o ressurgimento do Grupo, no ano de 2012, (primeira corrida) deixa-me amargurado ao mesmo tempo que fico feliz pelo Carlos Branco ter deixado uma continuidade do Grupo representada depois do dia 26, pelo seu filho João Branco, que foi eleito em reunião, por todos os membros do Grupo e sem a presença do progenitor afim de não influenciar a votação.
Desde 1995, (nessa altura era o Grupo comandado pelo João Santos) “foi-me oferecido” por este, um lugar no seio do Grupo, coisa que se tem mantido até hoje.
Aproveitei o convite (e agradeço), privei com todos e todos de uma maneira geral foram e são corretos comigo.
 Como todos sabem tento não faltar aos treinos, e apesar da minha idade, dependendo dos desafios da malta nova, tenho pegado nos treinos (sabe deus com que medo), pois até ao ano de 1995, ("o animal de maiores proporções que eu tinha estado ao pé, foi de um cão").  

Sempre com descrição pois entendo que “ olhos que não veem o coração não sente” tenho-me afastado de quezílias (que sempre existem) em qualquer Grupo, pois ( e que fique bem registrado) a minha finalidade é recuperar a história dos Grupos formados na Vila de Riachos e preservar a atual, tudo o resto para mim, “è música de serrote” como muito bem diz o meu prezado amigo Fernando Crisóstemo.



Quanto à cerimônia de apresentação da corrida do dia 26 do corrente mês, que decorreu no Museu Agrícola de Riachos, foram oradores, tendo por “cicerone” O Sr. Raul Caldeira, Os senhores: Fernando Silva Marques, em representação do cavaleiro Joaquim Bastinhas, o cavaleiro tauromáquico Gonçalo Fernandes, o matador de touros Paco Velásquez, a Ganadaria Irmãos Carreira e pelo Grupo de Forcados Amadores de Riachos, Amaral de Oliveira, João Paulo Conde Branco e ainda o atual cabo Carlos Branco, (foi por esta ordem).
Olhando para a auditório descortinei o novilheiro “Cuqui”, o Sr. Joaquim Santana, ligado ao Rancho Folclórico Camponeses de Riachos bem como ao museu, “A Fenomenal” Tertúlia Tauromáquica do Entroncamento, Dnª Mafalda Luz, (Museu) Pereira Jorge (NAR) núcleo Arte de Riachos, e Feliciano Alberto de Almeida Dias, de 77 anos, neto de um forcado de Riachos, que cometeu a proeza de aos 70 anos fazer a sua despedida de forcado pegando um touro na Praça de Touros de Vila Nova da Barquinha em 13 de Julho de 1952. Se alguém tiver esse cartaz agradecia que entrasse em contacto comigo.
No auditório e no convívio que se seguiu estavam personagens que não conheço entre outras que conheço por estarem ligadas ao Grupo, mas que quase sempre passam pelo anonimato mas quanto a mim são elas um dos motores daquele coletivo de homens ou não tivessem elas preparado a festa e montado a praça de touros. Para a corrida de dia 26 que a sorte seja repartida por todos.          

Sem comentários:

Enviar um comentário