quarta-feira, 29 de julho de 2015

Famosos no "Campo Pequeno" da Vila de Riachos








Quase toda a Vila de Riachos é circundada por grandes extensões de campos agrícolas.
Dentro da própria Vila, embora não tão grandes, também os há.
Um deles, na rua do Sargaço, foi encurtado para a montagem de uma praça de touros desmontável, portanto ficou assim um “Campo Pequeno”.
Para a corrida de touros que se realizou no dia 26-07-2015 e que tinha como atrativo a passagem de comando, do Grupo de Forcados Amadores de Riachos, compareceram muitos famosos.
“São os meus famosos”.
Claro que não são figuras públicas (nem eles o querem ser) mas para mim e por aquilo que me tenho apercebido têm feito um excelente trabalho em prol do Grupo de Forcados da terra e sempre sem que a maioria da população se aperceba.
Só para dar alguns exemplos, houve que andasse a fazer a montagem da Praça de Touros, sobe um calor abrasador, e dormisse por lá para que nada faltasse.
Uns tempos antes já os preparativos se faziam sentir com a movimentação das pessoas mais próximas do Grupo, cada uma com a sua tarefa. (Pena serem poucas e se tenham que desdobrar em varias frentes). Também, pontualmente, algumas pessoas ou organizações alheias ao Grupo, vão dado o seu empurrão tais como a “Fenomenal” Tertúlia Tauromáquica do Entroncamento, (referencio esta por ser da minha terra)
Algumas das senhoras, (mães, esposas, namoradas) dos elementos do Grupo, prepararam ramos de flores, com a particularidade de lhes terem embutido chocolates e isto tudo para se dar mais colorido à festa.
Há bem poucos meses o Grupo foi solicitado para fazer uma “demonstração de pegas” com a finalidade de serem apuradas algumas receitas para se auxiliar uma pessoa. Claro que o grupo logo se prontificou tal como alguns dos “meus famosos” se quiseram juntar à causa e acompanharam o Grupo.
Essa organização reconhecendo a atitude do Grupo, logo formulou um outro convite para que este integrasse os festejos dessa localidade.
Certo é que são espetáculos “menores” porque apesar do Grupo, já ter tido convites para atuarem em outros eventos tem havido sempre um entrave que é o de não poderem atuarem com outros Grupos ou vice-versa.
Não me posso prenunciar sobre tal assunto porque o desconheço na totalidade mas parece que estão a querer implantar (ou já implantaram) novamente os Grupos profissionais, que já existiram e onde os Grupos formados na Vila de Riachos foram pioneiros. 
Aos "meus famosos" um obrigado pela dedicação.   

Sem comentários:

Enviar um comentário