quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

"Cabos" dos Grupos de Riachos





 Passados cerca de 20 anos de pesquisa sobre os Grupos de Forcados que foram sendo formados na Vila de Riachos, apraz-me RESTAURAR esta página, pois mais um capitulo se iniciou  desta vez em 27-07-2012, com uma Tourada na Vila de Riachos, em que saiu como cabo do ressurgido  Grupo, Carlos Branco (as minhas previsões concretizaram-se). Antevendo desde já o futuro (previsão) o próximo cabo será, João Paulo Conde Branco. Este jovem "tem-me dado alguns sinais" em como poderá ascender ao comando daquele coletivo de homens pese embora o facto de ainda ter muito que aprender e o tempo estar a escassear. Será uma mais valia para o Grupo e para a Vila de Riachos, se esta continuação se concretizar, pois sem desprimor para com os outros elementos é ele que detém mais experiência apesar da idade.
Mas voltemos à antiga página                
Posso assegurar que existe uma certa incoerência nos registros das obras que consultei e isto no que diz respeito aos cabos de Forcados que comandaram os grupos que foram existindo ao longo dos anos na Vila de Riachos.
Júlio Rafôa terá sido o primeiro mas com a denominação de Grupo de Júlio da Rafôa.
Seguiu-se Manuel Alcorriol, aqui já com a numenclatura de Grupo de Forcados de Riachos.
José Sapateiro terá comandado o grupo a partir do ano de 1920.
A este sucedeu António Serra Torres, depois Manuel Faia, seguindo-se José Luís Coragem, que naqueles tempos não teria sido o ultimo porque a 21 de Abril de 1963 aparece um cartaz da Praça de touros da Nazaré com o Grupo de Riachos comandado por Ruy Manuel.
De seguida houve um interregno entre 1963 e 1995, ano em que o grupo de Riachos ressurgiu comandado por João Santos.
Em outros tempos existiam muitos Forcados para poucos grupos e quando um grupo era solicitado para duas ou mais corridas de touros no mesmo dia, dividiam-se os homens e os mais velhos (antiguidade no grupo) chefiavam os outros grupos em outras corridas.
Possivelmente muitos mais cabos houve mas para já os que encontrei referenciados em cartazes foram os que mencionei anteriormente.

Sem comentários:

Enviar um comentário