terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"Consta...

Consta que quando Zé Sapateiro fez uma celebre pega na velha praça de touros de Torres Novas e em que sofreu diversas fracturas, o Sr. Carlos Relvas, que tinha assistido à corrida, foi visita-lo a casa e ofereceu-lhe quatro libras.
Que na velha "Perna de Pau" ("Restaurante" de Lisboa) os pratos preferidos naqueles tempos, eram as iscas à Zé Sapateiro e os bifes à Alcorriol.
Que o velho Madeira (famílias de Riachos) que ainda pegou touros na praça do campo Santana, a seguir a uma valente pega de rabo, na praça das Caldas da Rainha, foi chamado ao Camarote Real, pela Rainha D. Maria Pia, de quem recebeu uma libra.
Que Alcorriol se apresentou oito épocas seguidas, comandando o Grupo de Forcados de Riachos, na Monumental do Campo Pequeno em Lisboa.
Manuel Alcorriol, pegou touros cerca de trinta anos e a sua técnica era tal, (aliada á sorte evidentemente) que o unico acidente que sofreu, foi uma ligeira pisadela de um touro.
Foi Manuel Alcorriol que na Quinta-feira de Ascensão de 1904, levantou o cavaleiro tauromáquico Fernando de Oliveira, apos o acidente que o vitimou.
Segundo a opinião de pessoas ligadas à tauromaquia é muito possível que Manuel Alcorriol tenha sido o Forcado que mais touros pegou em toda a Península.
Também consta que quando o rei Afonso III visitou Lisboa oficialmente, o que ele mais apreciou na corrida de touros em sua honra, "foi um quite oportunissimo de Manuel dos Santos e uma valente pega de caras feita pelo Forcado Manuel Alcorriol a um bravo touro de Luiz Gama.
João Serra , numa só tarde na praça de touros de Vila Nova da Barquinha pegou cinco touros.

Sem comentários:

Enviar um comentário