sábado, 25 de dezembro de 2010

Cortesias, Faenas, Ovação, Broncas e Arraste

Este é o titulo de um programa da Rádio Voz do Entroncamento (105.7 FM) que vai para o ar todas as sextas feiras entre as 21 e as 22 horas.
Programa da responsabilidade de Joaquim Carlos Martinho e de Luís Barroso, "herança" do senhor Joaquim Trancas Lucas, satisfaz a curiosidade dos ouvintes em matéria de acontecimentos tauromáquicos.
Neste ano de 2010, este programa, através, da rubrica Esquecidos da Morte, divulgou acontecimentos tauromáquicos passados no Ribatejo.
Foi a oportunidade para eu falar de pessoas e acontecimentos da nossa região e também foi minha intenção falar sobre quem faz parte dos espectáculos tauromáquicos mas nunca é referenciado.
Geralmente só as chamadas "figuras do toureio" são referenciadas mas para que elas desempenhem bem o papel e para que os espectáculos se realizem  muitas outras dão o seu contributo.
Como diz um proverbio chinês, "A mais altas das torres começa no solo".
Aproveitei também nessa rubrica para ir dando a conhecer a todo o auditório partes da historia dos Grupos de Forcados de Riachos e em cerca de 25 rubricas (das 52) os Forcados de Riachos foram referenciados.
Radio Voz do Entroncamento, amigo Joaquim Martinho e Luís Barroso, obrigado pela oportunidade.
Acabo com uma enunciação retirada de um livro de filosofia que nos diz:
A tauromaquia é apenas arte que não chega a ser arte porque fica toda ela no momento originário da arte.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário