terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dois bons amigos

Carlos Caetano "Carlitos"


Por vezes gosto de retirar coisas do "baú das recordações" e tocar-lhes para depois sobre elas ficar a meditar.
Coisas que andaram de mão em mão.
Mãos que tiveram vida, que acarinharam, que trabalharam e indicaram caminhos, mas que infelismente já não estão entre nós.
Através dessas coisas recordo acontecimentos e pessoas.
Algumas ainda estão vivas e então vou ao encontro delas.
Foi num dia de invernia do ano 2010, que eu quis rever um antigo elemento do Grupo de Forcados de Riachos, formado em 1995.
Com o encontro previamente marcado desloquei-me à cidade de Torres Novas.
Carlos Caetano ou simplesmente "Carlitos" como todos carinhosamente o tratam, estava à minha espera com uma surpresa.
Já tinham passado 15 anos desde que ele e o Jorge Mota ou simplesmente "Jorgito" eram os meus inseparáveis companheiros nos treinos do Grupo.
Carlos Caetano, recebeu-me com a humildade que sempre lhe conheci.
"Seco de carnes" franzino, mas um "forcadão" logo me convidou para o acompanhar a um terreno onde tem gado bravo para as picarias.
Era essa a surpresa.
Depois juntou a família e com orgulho apresentou-me os filhos, onde me fez referência a um deles que quer seguir a pisadas do pai nas arenas ou não tivesse ele já pegado um toiro nas largadas que fizeram pela altura das festas da Azinhaga do Ribatejo.
Pessoas como o "Carlitos" embora sem serem conhecidas do grande publico continuam ligadas à festa brava.
À sua maneira, deleitam-se com aquilo que sempre gostaram de fazer ao mesmo tempo que vão incutindo aos outros o gosto pela festa dos toiros.
São as picarias que o "Carlitos" e os seus filhos promovem que influenciam alguns jovens a ingressarem nos Grupos de Forcados.

Jorge Mota "Jorgito" a fardar-se numa praça desmontavel

2 comentários:

  1. bela rapaziada,sem esquecer tambem o Hugo silva que está atrás do Jorgito

    ResponderEliminar
  2. carlitos, uma pessoa impecavel e um forcado ha maneira
    abraºo

    ResponderEliminar