segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tentativas

Falando em Riachos de outras épocas poderemos constatar e louvar as tentativas que já se fizeram para reabilitar algumas tradições daquele povo, nomeadamente a de um Grupo de Forcados.
Por todo o lado se têm reabilitado tradições que se foram desvanecendo ao longo dos tempos e recordando outras que agora estão a despertar a curiosidade das pessoas, principalmente dos mais novos.
Falo da recreação de eventos históricos, como feiras medievais, danças históricas, feiras de gastronomia, recuperação e apresentação de doçaria conventual, etc..
Presentemente na Vila de Riachos, estamos novamente a assistir a mais uma tentativa para  reabilitar uma tradição que certamente será do agrado daquela gente principalmente de quem a viveu na primeira pessoa e em outras épocas.
Só falando e divulgando aos mais novos esses acontecimentos do passado, se consegue despertar a sua curiosidade para o fenómeno presente.
Para se ter a percepção do que se perdeu ao longo dos anos naquela Vila, nada melhor que "retirar" umas palavras do livro "Visitas Paroquiais na Região de Torres Novas (século XVII - XVIII )" de Isaías da Rosa Pereira, que ao referir-se a uma acta escrita, quando no dia 31 de Outubro de 1747, depois de uma visita Paroquial à Igreja dos Casais de Riachos, feita pelo Dr. Luís Gomes Loureiro em nome do senhor Cardeal Patriarca D. Tomás de Almeida disse o seguinte:
"Constou-me que os moradores, mordomos e confrades do dito lugar Riachos aplicam e gastam os rendimentos das confrarias e esmolas, em coisas menos licitas e Festas de Toiros, que não são do agrado de Deus".
Por aqui se pode ver que a tradição da Festa Brava, em Riachos percorreu um caminho que vai pelo menos de 1747 até aos anos cinquenta do século XX altura em que se começou a desvanecer.
Um dos ressurgimentos dá-se por volta de 1963, outro em 1995, e agora 2011.
Que venham a corridas e a vontade de prosseguir em frente sem interregnos. 

Chamusca 1996 (Cabo João Santos)


    
Riachos (Carlos Branco actual mentor do Grupo e o filho João Branco)

 
 
 
     

Sem comentários:

Enviar um comentário