domingo, 9 de janeiro de 2011

Algumas curiosidades

Manuel Alcorriol, apresentou-se oito épocas seguidas na Monumental do Campo Pequeno em Lisboa, comandando o Grupo de Forcados de Riachos.
Pegou toiros cerca de trinta anos e a sua técnica era tal (aliada à sorte evidentemente) que o unico acidente que teve foi uma ligeira pisadela de um toiro.
Quando o Rei Afonso XIII visitou Lisboa oficialmente, o que ele mais apreciou na corrida de toiros em sua honra foi uma valente pega de caras feita pelo Forcado Alcorriol a um bravo toiro de Luís Gama.
Na cidade de Abrantes existiu uma Praça de Toiros, e a sua inauguração foi a 8 de Julho de 1900., uma curiosidade neste evento reside, em que na véspera desta inauguração foi distribuído um bodo aos pobres.
Numa freguesia de Abrantes (Rio de Moinhos) existiu um cavaleiro tauromáquico de seu nome Manuel Soares Castelo, nascido a 27 de Dezembro de 1889.
Encontra-se (até à data) na Vila da Golegã, a chamada porta grande que pertenceu à Praça de Toiros que existiu em Torres Novas, (servindo de portão a um barracão de uma quinta).
Torres Novas, já teve uma Escola Tauromáquica, bem no centro da cidade numa zona com a denominação de Quinta da Leziria.
Essa escola foi fundada em 1954 por um aficionado Torrejano de seu nome Mário de Sousa Pereira Leão.
Para terminar vou descrever o que um critico taurino viu no ano de 1972, na Praça de Vila Nova da Barquinha e que parece querer fazer tradição (mas mal) nos dias de hoje.
Oitenta e uma pessoa dentro da trincheira, e vai descriminando:
Dois cavaleiros, seis bandarilheiros, vinte e três Forcados, dois Campinos e quarenta e oito fulanos sem funções descriminadas.
Mas há mais e ele continua a sua critica dizendo que durante a lide do primeiro toiro, vinte e una pessoas estiveram debruçadas sobre a trincheira sem que ninguém fosse por ordem naquilo.

2 comentários:

  1. cada vez fico mais surpreendido...onde conseguiste desencantar estas fotos??se nao estou em erro esta foto é do dia em que o claudio sofreu aquela valente colhida...

    ResponderEliminar