sábado, 8 de janeiro de 2011

Eu, que nem sou de lá

Uma das tradições que se foi desvanecendo ao longo dos anos na Vila de Riachos, foi a de se acautelar a continuidade do seu Grupo de Forcados.
Antigamente eles eram os "ídolos" que levavam o nome daquela Vila por esse Portugal e alem fronteiras.
Acredito que os mais antigos ainda guardam pensamentos límpidos de amor e gratidão a quem vestiu uma jaqueta do Grupo de Riachos.
Os mais jovens, com tanta diversificação de solicitações "menos ásperas", esqueceram as suas tradições.
Estou em crer que não havendo uma "táctica" para cativar os jovens a serem sensíveis às tradições da sua terra, estes serão absorvidos pela tal diversificação de opções, que vão desde fenómenos desportivos, discotecas, e até outra menos saudáveis. 
Nos currículos escolares deveria existir alguma carga horária, para se dissertar acerca da historia de cada localidade.
Lamentavelmente, isso não acontece e em contactos fortuitos com algumas pessoas da Vila de Riachos, ou que lá habitam, estas nem sabem que existiram grupos de Forcados naquela terra.
Eu, que nem sou de lá, nem nunca lá residi e também não tenho uma ligação familiar que me possa proporcionar um entendimento natural, dessas tradições reconheço o esforço de alguns jovens em querer reabilitar essa tradição.

     

1 comentário:

  1. somos 2...também nao sou de lá,nunca lá morei...mas vivi lá bons momentos da minha vida com aqueles que não sendo da minha familia directa..fazem parte dela...é com muita saudade que vejo esta e outras fotos...obrigado Amaral

    ResponderEliminar