quinta-feira, 10 de março de 2011

From Texas (U.S.A.) "with love"

Não se pode desperdiçar o feedback  que "temos" dos "nossos" leitores, ainda mais quando são Riachenses, emigrantes e por isso ávidos por saberem noticias da sua terra natal.
Aconteceu com o Sr. Gameiro, filho de Joaquim Ferreira Gameiro e de Ilda da Conceição Duarte Gameiro.
Este senhor que vive nos Estados Unidos da América (Texas) "enviou-nos" uma mensagem de alento ao mesmo tempo que felicita mais esta iniciativa de ressurgimento de um Grupo de Forcados na terra que o viu nascer.
O senhor Gameiro que andará pela bonita idade dos 60 e poucos anos é neto de António Duarte Riscado e Manuel Ferreira (Lagar Novo).
Primo de Zé Manel Nunes (Tolinhas) ; professor Carlos Lima e Fátima Gomes Pereira Lima e ainda sobrinho de Fernando Duarte (que foi Forcado mas não sabe se de Riachos).
O Sr. Gomes, foi Forcado nos Amadores de Xinavane e Amadores de (Lourenço Marques) Moçambique.
Pegou toiros com João Arnoso, José Manuel Vacas de Carvalho, Carlos Empis, e Manuel João que chegou a ser cabo dos Amadores da Chamusca entre 1981 e 1983.
Este senhor Gameiro fez-me o favor de enviar uma fotografia, que por ser tão pequena (ou pela minha habilidade em  mexer nestas novas tecnologias) não se consegue escrutinar quem nela está.
Agradecia o reenvio da mesma em tamanho original para o meu email.  antonio_amaral9@sapo.pt.
Essa fotografia remonta a 1948, onde o senhor Gameiro aparece devidamente fardado como mascote do Grupo de Riachos, (julgo que à  frente de Serra Torres).
Aproveito para elucidar o nosso amigo Sr. Gameiro (e não só)  ( referente á pergunta que me fez) sobre qual o motivo de não aparecer o nome de João Serra como cabo do Grupo de Riachos.
Antigamente como existiam muitos Forcados e poucos Grupos e as solicitações eram muitas, por vezes os Grupos tinham a necessidade de se dividirem.
Acontece que havendo divisão, o Forcado mais velho (não em idade mas no Grupo) ia comandar um dos Grupos.
Em dezenas de cartazes que possuo só me aparecem os nomes e algumas fotos dos cabos que mencionei em outra pagina, dai não ter colocado o nome de João Serra e de outros que teriam comandado esses Grupos.
Ainda tenho algumas coisas em arquivo e só estava à espera de uma oportunidade para as colocar online. 
Agora resta-me deixar uma foto onde talvez o nosso amigo Sr. Gameiro esteja e me possa enviar devidamente assinalada com os nomes dos intervenientes.
Amadores de Xinavane

Sem comentários:

Enviar um comentário