terça-feira, 15 de março de 2011

"Replicas" de solidariedade

É com grande satisfação que vou sendo abordado (e de várias maneiras) por pessoas que trazem a tauromaquia no coração e que me querem expressar a sua alegria em saberem que mais uma tentativa para o ressurgimento de um Grupo de Forcados na Vila de Riachos está a ser posta em pratica.
Dessas pessoas, "as mais entendidas" dizem-me que não é fácil mas que têm consciência de que (e citando o proverbio que escrevi numa outra pagina) "A mais alta das montanhas começa no solo".
Dizem ainda que tal como no futebol têm que haver equipes da primeira divisão; segunda divisão, distritais, etc. (de futebol não percebo nada).
Com uma mente límpida estas pessoas entendem que existe lugar para todos no mundo da tauromaquia e algumas vão mais longe dizendo que apoiam qualquer iniciativa relacionada com os toiros.
Os menos aficionados (ou só aficionados "ás pegas") mas que através da minha amizade e em conversas fortuitas ficam minimamente inteirados da historia destes Grupos de Riachos e sabendo desta iniciativa até já têm feito donativos.
Donativos esses que já se traduziram em cartazes, utensílios para ornamentar a tertúlia, e outros que se destinam ás comodidades de quem a frequentar.
Mas o mais importante foi o facto de um casal de Riachenses, ter disponibilizado (a titulo provisório) uns anexos com três divisões e um pátio para que a rapaziada se reúna e vá guardando parte da história da "Forcadagem" da Vila de Riachos ao mesmo tempo que os momentos de lazer que se venham a fazer nesse espaço vão unindo mais os do Grupo, Amigos e Simpatizantes.
Estou também convicto que não só os que envergaram a jaqueta dos Grupos de Riachos tenham lugar reservado nas paredes dessa tertúlia, penso que a sensibilidade do cabo faça também  reservar uma parede para ai colocar as fotos e memórias de quantos os apoiaram.
É o caso de um Riachense, a quem já dediquei uma pagina deste blogue, e que longe da sua terra natal me vai dando noticias dos seus tempos de Forcado embora não como membro activo de um Grupo de Riachos, porque na década de quarenta e pela idade era "a mascote" (pertenceu ao Grupo).
Walter Gameiro a residir nos Estados Unidos da América, sempre que vinha a Portugal falar em Universidades a convite de professores (até 2003) ia sempre ao café Central tomar um café e falar com o ex dono e seu grande amigo Barroca.
Aqui ficam duas fotografias do amigo Walter Gameiro do seu tempo de Forcado no Grupo de Amadores de  Xinavane e Amadores de Lourenço Marque Moçambique.


Um Riachense Walter Gameiro
 
Agradeço a colaboração deste Riachense, que assim está a contribuir para a história daquela Vila Ribatejana
   
   

1 comentário:

  1. Nesta foto aparece o nome de Manuel João ( mais tarde cabo do Grupo de Alcochete)o que não conreesponde inteiramente á verdade. O seu nome era, pois é já falecido, Manuel João Valério Moedas e foi cabo do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca entre 1981 e 1983.

    ResponderEliminar